(11)

Construção de Alvenaria

Gostou? compartilhe!

A Construção de alvenaria, é a forma mais eficaz, maleável e com durabilidade de garantir resistência à compressão dela, que depende do acabamento e da integridade com que as unidades são colocadas. A resistência à tração é uma função da aderência da argamassa a uma unidade e da área de colagem (grau de completude com o qual as juntas são preenchidas). Assim, ao especificar o trabalho de construção de alvenaria, é importante colocar uma camada completa de argamassa, com cada curso bem martelado, e todas as juntas completamente preenchidas com argamassa. A alvenaria é forte em compressão, mas é menos eficaz em resistir às forças de carga lateral ou tensão. Uma força adicional pode ser obtida aumentando a espessura da alvenaria, pela adição de pilares ou contrafortes ou pela incorporação de armaduras. Outros benefícios da construção de alvenaria são:

  • Oferece carga de apoio;
  • Subdivide espaços;
  • Fornece isolamento térmico e acústico;
  • Fornece aquecimento e proteção contra intempéries;
  • Fornece privacidade para os ocupantes.

Versátil, um projeto de alvenaria pode ser feito de pedras, de tijolos ou blocos. Tudo vai depender da finalidade a qual se destina (paredes, colunas, divisórias, degraus, arcos e outros componentes estruturais semelhantes do edifício). Dessa forma, por causa da sua natureza, a construção de alvenaria tende a ser durável e requer pouca manutenção.

Conheça mais sobre construção de alvenaria

Para idealizar um projeto de construção alvenaria, entre em contato com a Bon Art Paisagismo e Construção e obtenha um orçamento sem compromisso de profissionais qualificados do setor de construção e engenharia.