Paisagismo Jardim
O paisagismo jardim é perfeito para cVocê conta com um espaço ao ar livre planejado para se refugiar em sua casa ou empresa! Caso não tenha, fazer paisagismo é algo a se considerar. O serviço irá melhorar a primeira impressão e gerar sentimentos positivos.
Adicionar ao seu quintal um pouco de vegetação, canteiros de flores, recursos de água borbulhantes ou outras melhorias para a sua propriedade traz uma gama de benefícios e diversifica o ambiente externo.
Saiba mais sobre o paisagismo jardim
Um paisagismo jardim bem feito melhora a qualidade de vida e proporciona vários benefícios físicos e psicológicos, como a redução de níveis de estresse. Ficou interessado? Entre em contato com a Bon Art Paisagismo e Construção e agende uma visita sem compromisso.
Paisagismo jardim: a estética de um quintal saudável
Quando falamos de estética botânica, uma das categorias mais populares é o paisagismo jardim. Pensando em formas de aproveitar o espaço no quintal, o paisagista passa a cuidar e adicionar ao ambiente plantas, flores e árvores, além de decorações para aprimorar ainda mais.
Saiba mais sobre como aproveitar melhor o espaço usando paisagismo jardim.
O que é paisagismo jardim?
Paisagismo Jardim é o nome dado às técnicas de jardinagem e decoração exterior, ou também interior quando se há um jardim de inverno. Geralmente é efetuada por profissionais paisagistas, especializados no projeto e desenvolvimento, assegurando a estética e funcionalidade do trabalho desempenhado.
Vale pontuar que paisagismo jardim vai além de escolher plantas aleatoriamente e espalhar pelo quintal. O trabalho é um projeto arquitetônico, logo o paisagista irá escolher espécies, decorações, esculturas e mobiliário que ornem bem. O planejamento abrange a função de cada muda ou árvore, na possibilidade de durabilidade e crescimento, esteticamente e funcionalmente.
A beleza e funcionalidade do paisagismo jardim se aliam à sensação de bem-estar, pois um dos propósitos sempre é agregar ao convívio e satisfação do cliente.
Por isso, empresas como a Bon Art se especializam na manutenção dos jardins criados, além de também poderem encabeçar reformas no ambiente externo e interno, criar estufas e ambientes agradáveis.
Como é feito o paisagismo jardim?
O paisagismo jardim deve ser feito por profissionais especializados em jardinagem, decoração e paisagismo. Ele irá começar a análise do ambiente para encaixar primariamente em uma das quatro categorias principais:
- residencial: para paisagismo em casas e condomínios residenciais;
- privado: para paisagismo em edifícios e condomínios privados, seja residencial ou empresarial;
- edifício público: paisagismo pensado para ser desenvolvimento em edifícios públicos;
- espaços públicos: parques, praças, salões, entre outros, todos se encaixam na categoria de paisagismo de espaços públicos;
O passo seguinte a ser seguido pelo paisagista comporta entender o cliente, explicar o processo de elaboração de paisagismo, selecionar as ideias e começar o planejamento. O cliente deve entender plenamente cada fase do projeto, para acompanhar o desenvolvimento estando sempre a par.
Em seguida é feita a análise do local. Identificar o que precisa ser retirado, reconstruído, revitalizado, listando os materiais requeridos, entre outros detalhes a serem incluídos no orçamento do projeto. Entender o que pode ser reaproveitado e aquilo que será descartado também é parte do projeto.
Ao analisar o espaço, o paisagista entende o ambiente e como os raios solares o afetam. Isso funciona para tornar a escolha de plantas e árvores mais eficiente, analisando como ficaria o sombreado e formas de aproveitar a luz solar o máximo possível. Caso necessário, aumentam os sistemas de iluminação e irrigação no projeto.
Reunindo as informações levantadas durante a análise do ambiente e conversa inicial com o cliente, o paisagista passa a elaborar o anteprojeto, agora com medidas e especificações mais exatas.
O projeto executivo esmiúça ainda mais tudo disposto na planta, contendo medidas e quantidades exatas de plantas, pedras, entre outros materiais.
Esse é o passo a passo básico para um bom projeto de paisagismo jardim, mas cada profissional tem seu próprio modus operandi que o favorece melhor e aprimora o contato com o cliente.
Quais as tendências para o paisagismo jardim?
Nos últimos anos algumas tendências vêm se intensificando e tomando o segmento. O paisagismo jardim em apartamentos ou casas menores está crescendo, logo surgiram modelos de jardins mais compactos, além da sustentabilidade.
O jardim vertical pode ser feito com estruturas pré-moldadas para comportar vasos ou plantas menores. Pallets de madeira e ganchos de metal para segurarem os vasos de planta também estão cada vez mais in. Essa é uma opção plausível e funcional para quem procura criar paisagismo jardim em espaços menores, como na varanda de apartamentos.
Em casas com aspecto mais urban, na qual metais e tons de cinza se sobressaem, muitos clientes estão optando por colocar pontos verdes em lugares específicos do jardim. Para isso, o paisagista passa a lidar com ambientes internos e externos também, aplicando o conceito com eficiência.
O Xeropaisagismo vem crescendo anualmente no conceito dos clientes. Essa técnica se refere à decoração e paisagismo jardim com uso de plantas xerófitas, ou seja, facilmente adaptáveis, duradouras e que exijam menos rega. Cactos, suculentas, pata-de-elefante, dracena, entre outras estão se tornando queridinhas.
A sustentabilidade também está em alta, logo projetos que fazem o uso de elementos não poluentes ou componentes ecológicos, como plástico feito a partir de PPTP (polipropileno), bambu, pedra, estofados, entre outros materiais recicláveis e biodegradáveis.
Essas são somente algumas das tendências que crescem anualmente. Contudo, um projeto de paisagismo jardim é primariamente personalizado, logo o cliente pode opinar e trocar itens dos quais não gostar.
Para mais informações, entre em contato com a Bon Art e faça seu orçamento com paisagistas reconhecidos no ramo.